Antes quando se pensava em avanços tecnológicos, se pensava no desenvolvimento de áreas técnicas, como a ciência. Atualmente, este cenário mudou. A tecnologia agora também possui um importante papel no relacionamento humano.
Utilizando exemplos dos textos “Blogando você, seu produto ou sua organização para o mundo” de Hugh Hewitt, e “Manifesto ClueTrain”, podemos ver a importância do avanço tecnológico no ato de aproximar o consumidor e o vendedor. Cada vez mais empresas se utilizam de blogs e sites de redes sociais para se estabelecer um contato mais próximo com seus consumidores. Dando a este produtor um meio mais rápido e honesto de ver “em que pé” se encontra nos mercados.
Hewitt fala da importância do blog para que este efeito ocorra, já que este permite pontos-de-vista reais e rápidos, tendo eles também o forte poder de serem formadores de opinião. O manifesto também vê isto, assim como foca na necessidade das empresas de se adaptarem a internet e ao que ela oferece.
Realmente nenhum dos textos exagera neste assunto. O poder que a internet vem adquirindo na ultima década não é um mero acaso. Com o desenvolvimento deste mecanismo se foi possível conectar o mundo de uma maneira nunca antes vista. Contatos que há apenas 20 anos atrás pareciam impossíveis agora são a nossa realidade. Por exemplo: antes só se tinha contato com políticos através coletivas de imprensa e entrevistas nos jornais, agora basta este político possuir um twitter, que já sabe infinitamente mais sobre ele. Outro exemplo: as celebridades, com a criação do blog, o fã passou a possuir relatos detalhados de seu ídolo, sem dificuldade alguma, dando a ele uma noção de intimidade com esta pessoa, antes tão distante.
O poder destes meios é realmente admirável, a empresa que sabe se utilizar deste beneficio, estará na frente. Afinal, o ser humano por mais complexo que seja, tem um simples desejo: o de criar relações. E a tecnologia permite uma quantidade infinita de possibilidades. Cabe as empresas "inteligentes" a saberem como se aproveitar deste fato.
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