domingo, 29 de agosto de 2010

Cultura das Mídias e Cultura Digital


Em uma tentativa de definir os contornos dos fenômenos comunicacionais contemporâneos, Lúcia Sataella traça um panorama evolutivo das diferentes Eras da Comunicação em seu texto “Da cultura das mídias à cibercultura: o advento do pós humano”. Logo no início do texto, a autora defende sua predileção pelo termo cultura em oposição a era porque ele melhor define o processo por meio do qual as sociedades humanas se transformam através dos meios de comunicação dominantes.
A Cultura das Mídias é uma formação que se dá historicamente num período intermediário entre o da Cultura de Massa e o da Cultura Digital.A passagem de uma cultura pra outra implica não só uma mudança nos meios, mas no conteúdo simbólico em circulação e na percepção humana. Essas passagens se dão através do que Lúcia Santaella caracteriza como um “processo cumulativo de complexificação”, ou seja, os elementos de uma nova formação cultural já estavam e certa forma contidos na formação anterior.
A partir de uma explosão de novos meios midiáticos que mudam a forma de consumo, a Cultura das Mídias faz com que o consumo em massa seja segmentado em nichos específicos, gerando a possibilidade de escolha. Outra característica importante dessa formação cultural é o aparecimento de mensagens de caráter híbrido, que culminarão na conversão das mídias na Cultura Digital.
A Cultura Digital, por sua vez, é ainda mais fragmentada e especializada do que sua antecedente, pois não se basta em segmentação de público, mas vai mais além consistindo numa uma busca individualizada pela informação. A Cultura Digital permite a expansão do potencial das mídias, gerando em torno de cada uma delas um universo incrivelmente específico.
Um exemplo de convergência de mídias no meio digital é a série de televisão The Office, na qual em um dos episódios é criado um blog para o personagem Creed Bratton ( interpretado por um ator de mesmo nome). O blog realmente foi ao ar no site da NBC e pôde ser acompanhado pelos fãs, embora não haja nenhum post recente, há um arquivo extenso e hilário. The Office também lançou mini-séries apenas em seu site oficial, que se concentram em personagens secundários, expandindo o universo da série.
 Através desses links, é possível ver o blog sendo criado na série e o blog de Creed  no site da NBC.

0 comentários:

Postar um comentário