Em uma tentativa de definir os contornos dos fenômenos comunicacionais contemporâneos, Lúcia Sataella traça um panorama evolutivo das diferentes Eras da Comunicação em seu texto “Da cultura das mídias à cibercultura: o advento do pós humano”. Logo no início do texto, a autora defende sua predileção pelo termo cultura em oposição a era porque ele melhor define o processo por meio do qual as sociedades humanas se transformam através dos meios de comunicação dominantes.
A Cultura das Mídias é uma formação que se dá historicamente num período intermediário entre o da Cultura de Massa e o da Cultura Digital.A passagem de uma cultura pra outra implica não só uma mudança nos meios, mas no conteúdo simbólico em circulação e na percepção humana. Essas passagens se dão através do que Lúcia Santaella caracteriza como um “processo cumulativo de complexificação”, ou seja, os elementos de uma nova formação cultural já estavam e certa forma contidos na formação anterior.
A partir de uma explosão de novos meios midiáticos que mudam a forma de consumo, a Cultura das Mídias faz com que o consumo em massa seja segmentado em nichos específicos, gerando a possibilidade de escolha. Outra característica importante dessa formação cultural é o aparecimento de mensagens de caráter híbrido, que culminarão na conversão das mídias na Cultura Digital.
A Cultura Digital, por sua vez, é ainda mais fragmentada e especializada do que sua antecedente, pois não se basta em segmentação de público, mas vai mais além consistindo numa uma busca individualizada pela informação. A Cultura Digital permite a expansão do potencial das mídias, gerando em torno de cada uma delas um universo incrivelmente específico.
Um exemplo de convergência de mídias no meio digital é a série de televisão The Office, na qual em um dos episódios é criado um blog para o personagem Creed Bratton ( interpretado por um ator de mesmo nome). O blog realmente foi ao ar no site da NBC e pôde ser acompanhado pelos fãs, embora não haja nenhum post recente, há um arquivo extenso e hilário. The Office também lançou mini-séries apenas em seu site oficial, que se concentram em personagens secundários, expandindo o universo da série.
Através desses links, é possível ver o blog sendo criado na série e o blog de Creed no site da NBC.
0 comentários:
Postar um comentário